O freio de língua curto é uma condição em que há uma faixa mais curta de tecido entre a parte inferior da língua ao assoalho da boca.
Está presente em 4 a 10% dos bebês recém-nascidos e pode afetar a capacidade do bebê de mover a língua adequadamente, o que pode afetar a amamentação e o desenvolvimento da fala.
Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu bebê tem freio lingual curto:
- Dificuldade para amamentar: Bebês com freio lingual curto podem ter dificuldade para sugar o leite materno, o que pode causar dor e irritação no mamilo da mãe.
- Má posição da língua: A língua do bebê pode parecer presa na parte inferior da boca ou ser incapaz de se mover adequadamente.
- Perda de peso: Se o bebê não está recebendo nutrição adequada, ele pode perder peso rapidamente.
- Dificuldade em engolir: Bebês com freio lingual curto podem ter dificuldade em engolir alimentos sólidos e líquidos.
- Problemas de fala: Se não tratado, o freio lingual curto pode afetar o desenvolvimento da fala do bebê.
A primeira coluna apresenta frei curto, a terceira coluna freio normal. Os pacientes que apresentam freio de língua semelhantes ao da primeira e segunda colunas, necessitam avaliação com cirurgião pediátrico
Tratamento:
O tratamento pode incluir uma pequena cirurgia chamada frenotomia, que é realizada para liberar o freio lingual e melhorar a função da língua e deve SEMPRE ser realizada por um médico: ou cirurgião pediatra ou pediatra.
0 comentários